21 MAI

IMÓVEL NA PLANTA; O QUE VERIFICAR NA VISTORIA DO APARTAMENTO?

DICAS

É totalmente natural que a expectativa dos futuros moradores, que compraram apartamento na planta, aumente à medida em que os estágios finais de obra são concluídos. 

 

 

Se for o primeiro imóvel, ainda mais. Afinal, quantos planos, sonhos e felicidades compartilhadas escreverão a história daquele “apê”? 

 

 

 

 

O “friozinho na barriga “começa nas pesquisas de tendências de arquitetura e decoração, passa pela escolha de mobílias, cores, luminárias, ornamentos e vai até a organização de um chá de casa nova. 

 

 

 

 

Antes da efetiva mudança para o imóvel novo, é necessário vistoriar o apartamento e apurar se as condições em que se encontra é idêntica ao que foi prometido pela construtora. 

 

 

 

 

Se você quer saber o que verificar na vistoria de um apartamento novo e como funciona a vistoria de imóvel novo, esse artigo esclarecerá todas suas dúvidas. 

 

 

 

 

Boa leitura! 

 

 

 

 



Como é feita vistoria de apartamento novo?

 

 

 

 

Na realidade, é algo sem grandes burocracias, mas que requer atenção aos detalhes por parte dos futuros moradores. 

 

 

 

 

Em data previamente agendada, o comprador fiscaliza o apartamento à procura de defeitos aparentes. Isto é, indícios de irregularidades ou falhas na construção, como exemplo: empoçamento de água no ralo do banheiro, desníveis entre pisos, azulejos quebrados etc.

 

 

 

 

Nesta ocasião, também comparecerá o técnico da construtora para prestar esclarecimentos às dúvidas levantadas. Caso o comprador não possa comparecer, a construtora contratará um perito que executará a vistoria e fornecerá o documento laudado ao proprietário. 

 

 

 

 

Estando tudo regular, o próximo passo é ratificar o termo no qual o comprador aceita as condições em que o imóvel está. Contudo, se houver erros no projeto arquitetônico, a construtora terá 30 dias para corrigi-los. A partir daí, agenda-se a 2ª vistoria. 

 

 

 

 

Mesmo que haja vícios aparentes, é permitido pegar as chaves. Contudo, todas as anormalidades identificadas deverão constar no laudo a ser entregue à construtora de modo a aplicar medidas corretivas. 

 

 

 

 

São aceitas reclamações de vícios até 90 dias após a assinatura do termo de entrega do apartamento novo. 

 

 

 

 

O que verificar na vistoria do apartamento?

 

 

 

 

Para não errar na hora de vistoriar o apartamento novo, o ideal é levar itens que auxiliarão a identificar eventuais desvios na obra, como: baldes, trenas, lâmpadas, rodo, toalhas etc. Papéis, canetas e, principalmente, celulares são fundamentais para registrar intercorrências. 

 

 

 

 

Aqui o que se deve ter em vista é simular um dia comum no imóvel e analisar se os ambientes estão em bom estado de uso. 

 

 

 

 

Com o intuito de facilitar a vida nessa etapa, abaixo está um checklist que lhe guiará na vistoria de seu apartamento. 

 

 

 

 

1° Paredes: verifique toda a extensão das paredes, inclusive rodapés. 

Caso haja falhas, registre no termo. As opções são: ou a construtora corrigirá ou o próprio comprador fará mediante redução no valor de compra e venda proporcional ao valor do reparo. 

 

 

 

 

2º Iluminação e Tomadas: é um pouco trabalhoso, mas o correto é testar o carregador do celular em todas as tomadas e as lâmpadas e todos os bucais do apartamento. Com isso, evita-se frustrações decorrentes de infraestrutura elétrica. 

 

 

 

 

Também deve ser verificar: interruptores, pontos de luz e demais circuitos elétricos. Caso o imóvel esteja sem energia elétrica, isto deverá ser mencionado no laudo. 

 

 

 

 

3° Portas e Janelas: analise se as janelas deslizam nos eixos dos trilhos devidamente, se não há dificuldade no abrir e fechar e, em caso de persianas automatizadas e blackouts, conferir se há o bom acionamento elétrico. 

 

 

 

 

A mesma regra deverá ser aplicada às portas, acrescentar apenas: maçaneta, chaves e trancas na lista. 

 

 

 

 

Caso haja empenamento, ausência de chaves nas maçanetas, dificuldade ao trancá-las entre outros; tudo deve ser devidamente configurado no termo. 

 

 

 

 

4° Torneiras e Ralos: fiscalize se o fluxo e a vazão da água desaguam no ralo, sem desvios ou empoçamentos, se a torneira abre e fecha com facilidade, se o sifão está em bom estado e se a água escoa corretamente. 

 

 

 

 

Nos toaletes e lavabos, verificar as válvulas de descarga dos vasos sanitários, se as duchas e hidros estão operando perfeitamente. Fique atento à pressão da água para identificar vazamentos. 

 

 

 

 

Utilize o balde para umedecer os ralos e apurar se o escoamento está em conformidade. Qualquer desvio deverá ser anotado no termo. 

 

 

 

 

5° Piso e Contrapiso: analise se há riscos, blocos soltos, peça trincadas, riscadas ou se há falha no rejunte. 

 

 

 

 

Como o imóvel foi adquirido na planta, o apartamento é entregue no contrapiso, ou seja, o acabamento será instalado pelo comprador. Contudo, é importante que o nivelamento esteja alinhado, assim evitará problemas na instalação do piso. 

 

 

 

 

Vantagens em comprar apartamento na planta de construtora de alto padrão.  

 

 

 

 

Especializada em apartamento de alto padrão em Joinville, a incorporadora e construtora Correia é referência no mercado da construção civil brasileira. 

 

 

 

 

Todos os colaboradores são dotados de expertise técnica e habilidades pessoais imprescindíveis ao correto exercício da arquitetura e edificação entregando imóveis em perfeito estado a clientes e empreendedores. 

 

 

 

 

Válido menciona que a decoração dos apartamentos é assinada por renomados designers, arquitetos e paisagistas; idealizada segundo o conceito de bem viver e uso de high tech gadgets trazendo maior segurança, comodidade e conforto aos moradores de Joinville. 

 

 

 

 

Um excelente investimento em imóvel de alto luxo é o empreendimento imobiliário - Duchamp Residence- localizado no nobre bairro América em Joinville. Seus traços arrojados combinados com tecnológicas funcionalidades trazem a certeza de que seus ambientes proporcionarão momentos inesquecíveis aos moradores de Joinville.  

 

 

 

 

Curtiu a dica? 

 

 

 

 

Acompanhe as nossas próximas publicações com artigos úteis sobre a construção civil.  

 

 

 

 

Até breve !

 

 

Cadastre-se e receba mais informações sobre nossos empreendimentos

Cadastre-se em nossa newsletter, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.