DICAS
É totalmente natural que a expectativa dos futuros moradores, que compraram apartamento na planta, aumente à medida em que os estágios finais de obra são concluídos.
Se for o primeiro imóvel, ainda mais. Afinal, quantos planos, sonhos e felicidades compartilhadas escreverão a história daquele “apê”?
O “friozinho na barriga “começa nas pesquisas de tendências de arquitetura e decoração, passa pela escolha de mobílias, cores, luminárias, ornamentos e vai até a organização de um chá de casa nova.
Antes da efetiva mudança para o imóvel novo, é necessário vistoriar o apartamento e apurar se as condições em que se encontra é idêntica ao que foi prometido pela construtora.
Se você quer saber o que verificar na vistoria de um apartamento novo e como funciona a vistoria de imóvel novo, esse artigo esclarecerá todas suas dúvidas.
Boa leitura!
Como é feita vistoria de apartamento novo?
Na realidade, é algo sem grandes burocracias, mas que requer atenção aos detalhes por parte dos futuros moradores.
Em data previamente agendada, o comprador fiscaliza o apartamento à procura de defeitos aparentes. Isto é, indícios de irregularidades ou falhas na construção, como exemplo: empoçamento de água no ralo do banheiro, desníveis entre pisos, azulejos quebrados etc.
Nesta ocasião, também comparecerá o técnico da construtora para prestar esclarecimentos às dúvidas levantadas. Caso o comprador não possa comparecer, a construtora contratará um perito que executará a vistoria e fornecerá o documento laudado ao proprietário.
Estando tudo regular, o próximo passo é ratificar o termo no qual o comprador aceita as condições em que o imóvel está. Contudo, se houver erros no projeto arquitetônico, a construtora terá 30 dias para corrigi-los. A partir daí, agenda-se a 2ª vistoria.
Mesmo que haja vícios aparentes, é permitido pegar as chaves. Contudo, todas as anormalidades identificadas deverão constar no laudo a ser entregue à construtora de modo a aplicar medidas corretivas.
São aceitas reclamações de vícios até 90 dias após a assinatura do termo de entrega do apartamento novo.
O que verificar na vistoria do apartamento?
Para não errar na hora de vistoriar o apartamento novo, o ideal é levar itens que auxiliarão a identificar eventuais desvios na obra, como: baldes, trenas, lâmpadas, rodo, toalhas etc. Papéis, canetas e, principalmente, celulares são fundamentais para registrar intercorrências.
Aqui o que se deve ter em vista é simular um dia comum no imóvel e analisar se os ambientes estão em bom estado de uso.
Com o intuito de facilitar a vida nessa etapa, abaixo está um checklist que lhe guiará na vistoria de seu apartamento.
1° Paredes: verifique toda a extensão das paredes, inclusive rodapés.
Caso haja falhas, registre no termo. As opções são: ou a construtora corrigirá ou o próprio comprador fará mediante redução no valor de compra e venda proporcional ao valor do reparo.
2º Iluminação e Tomadas: é um pouco trabalhoso, mas o correto é testar o carregador do celular em todas as tomadas e as lâmpadas e todos os bucais do apartamento. Com isso, evita-se frustrações decorrentes de infraestrutura elétrica.
Também deve ser verificar: interruptores, pontos de luz e demais circuitos elétricos. Caso o imóvel esteja sem energia elétrica, isto deverá ser mencionado no laudo.
3° Portas e Janelas: analise se as janelas deslizam nos eixos dos trilhos devidamente, se não há dificuldade no abrir e fechar e, em caso de persianas automatizadas e blackouts, conferir se há o bom acionamento elétrico.
A mesma regra deverá ser aplicada às portas, acrescentar apenas: maçaneta, chaves e trancas na lista.
Caso haja empenamento, ausência de chaves nas maçanetas, dificuldade ao trancá-las entre outros; tudo deve ser devidamente configurado no termo.
4° Torneiras e Ralos: fiscalize se o fluxo e a vazão da água desaguam no ralo, sem desvios ou empoçamentos, se a torneira abre e fecha com facilidade, se o sifão está em bom estado e se a água escoa corretamente.
Nos toaletes e lavabos, verificar as válvulas de descarga dos vasos sanitários, se as duchas e hidros estão operando perfeitamente. Fique atento à pressão da água para identificar vazamentos.
Utilize o balde para umedecer os ralos e apurar se o escoamento está em conformidade. Qualquer desvio deverá ser anotado no termo.
5° Piso e Contrapiso: analise se há riscos, blocos soltos, peça trincadas, riscadas ou se há falha no rejunte.
Como o imóvel foi adquirido na planta, o apartamento é entregue no contrapiso, ou seja, o acabamento será instalado pelo comprador. Contudo, é importante que o nivelamento esteja alinhado, assim evitará problemas na instalação do piso.
Vantagens em comprar apartamento na planta de construtora de alto padrão.
Especializada em apartamento de alto padrão em Joinville, a incorporadora e construtora Correia é referência no mercado da construção civil brasileira.
Todos os colaboradores são dotados de expertise técnica e habilidades pessoais imprescindíveis ao correto exercício da arquitetura e edificação entregando imóveis em perfeito estado a clientes e empreendedores.
Válido menciona que a decoração dos apartamentos é assinada por renomados designers, arquitetos e paisagistas; idealizada segundo o conceito de bem viver e uso de high tech gadgets trazendo maior segurança, comodidade e conforto aos moradores de Joinville.
Um excelente investimento em imóvel de alto luxo é o empreendimento imobiliário - Duchamp Residence- localizado no nobre bairro América em Joinville. Seus traços arrojados combinados com tecnológicas funcionalidades trazem a certeza de que seus ambientes proporcionarão momentos inesquecíveis aos moradores de Joinville.
Curtiu a dica?
Acompanhe as nossas próximas publicações com artigos úteis sobre a construção civil.
Até breve !